Acolhimento Vocacional

Você está em: O Mosteiro > Vocacional



“E procurando o Senhor o seu operário na multidão do povo, ao qual clama estas coisas, diz ainda: "Qual é o homem que quer a vida e deseja ver dias felizes?" Se, ouvindo, responderes: "Eu", dir-te-á Deus: "Se queres possuir a verdadeira e perpétua vida, guarda a tua língua de dizer o mal e que teus lábios não profiram a falsidade, afasta-te do mal e faze o bem, procura a paz e segue-a". E quando tiveres feito isso, estarão meus olhos sobre ti e meus ouvidos junto às tuas preces, e antes que me invoques dir-te-ei: "Eis-me aqui". Que há de mais doce para nós, caríssimos irmãos, do que esta voz do Senhor a convidar-nos? Eis que pela sua piedade nos mostra o Senhor o caminho da vida” (Prólogo, 15-20).


As Monjas beneditinas vivem o lema “Ora et Labora” no Mosteiro de São João seguindo a espiritualidade de São Bento. Neste lugar buscam a Deus na oração comunitária e pessoal.

“ Cremos estar Deus presente em toda parte e que em qualquer lugar seus olhos contemplam os bons e os maus” (RB 19,1)

“... Mas estejamos, sem duvida alguma, convictos de que assim é sobretudo quando estamos presentes no Ofício Divino” ( RB 19,1)

A vida de Oração as leva à Capela sete vezes ao dia dando ritmo à sua caminhada monástica: “Eu vos louvo sete vezes cada dia porque justos são os vossos julgamentos” (Sl.118, 164) e no íntimo do coração repetem “ Vou louvar ao Senhor por toda vida salmodiar para o meu Deus enquanto existo” (Sl 103,33)

Vivem do trabalho de sua mãos, produzindo com amor, nos diversos ateliês e oficinas inúmeros artigos: todos eles frutos de dons e talentos partilhados com aqueles que as procuram.

irma beneditinas campos do jordão



1. Candidatas
As jovens que se sentem chamadas a buscar a Deus como monjas no Mosteiro de São João devem entrar em contato, por e-mail, carta ou telefone, para dar início a um acompanhamento vocacional.
A candidata deverá ter no mínimo 18 anos de idade, ser solteira ou viúva e sem compromissos afetivos estáveis. Deve ter boa saúde física e mental, equilíbrio emocional e psicológico. Precisa ter o segundo grau completo e disponibilidade para o estudo. Não pode ser arrimo de família. Acima de tudo deve ter grande desejo de se entregar totalmente à busca de Deus na forma de vida monástica.
Após várias visitas, e de acordo com o discernimento feito pela Mestra, a candidata poderá fazer uma experiência de três meses no mosteiro. Terminado esse período de experiência, a candidata, se desejar, pode pedir o ingresso na comunidade. Caso seja aceito, em dia a ser marcado ingressará no Postulantado.

mosteiro são joão em campos do jordão



2. Postulantado
Esse período dura um ano. A postulante não é membro da comunidade ainda, mas participa de todas as atividades comunitárias. Tem aulas de formação e é acompanhada em seu discernimento vocacional. Trabalha com as irmãs, no que lhe for pedido, e está sujeita à disciplina da comunidade.



3. Noviciado
Terminado o tempo do postulantado, a jovem pode pedir para iniciar o noviciado e ser recebida como “noviça”. Esse pedido é considerado pela comunidade monástica. O noviciado tem duração de dois anos. É tempo da silenciosa escuta de Deus, de estudo, de oração e de trabalho.

mosteiro beneditinas em campos do jordão



4. Profissão Temporária
Terminado o Noviciado, a jovem pode pedir para ser admitida à Profissão Temporária, na qual fará os votos de Estabilidade, Conversão dos Costumes e Obediência, por três anos os quais serão renovados por mais dois anos (cf. nova orientação do documento “Cor Orans” - Instrução aplicativa da Constituição Apostólica “Vultum Dei quaerere” sobre a vida contemplativa feminina).

mosteiro em campos do jordão



5. Profissão Solene ou Votos Perpétuos
"Suscipe me, Domine, secundum eloquium tuum et vivam, et non confundas me ab expectatione mea". (RB 58, 21)

Se após o tempo de Profissão Temporária, a monja perseverar em seu desejo de Deus, pede então para professar esses mesmos votos definitivamente. Se admitida pela comunidade, fará a Profissão Solene e a Consagração das Virgens.

voltar