Comunidade

Você está em: O Mosteiro > Comunidade



Quando o Espírito Santo desce sobre o mundo no dia de Pentecostes, forma imediatamente “uma comunidade”, primeira célula da Igreja nascente (At 2, 42-47). Essa primeira assembleia cristã é um modelo para toda comunidade de vida que se funda na Igreja. Assim aconteceu desde suas origens com as comunidades monásticas. O texto dos Atos é a primeiríssima “Regra”. É o fundamento de todas as outras. Irradia amor e alegria. É um fruto de Pentecostes, um dom do Espírito Santo.

O centro e o ápice da vida diária nos claustros do Mosteiro de São João se dá na participação diária na Santa Missa. Além desse encontro íntimo que cada uma faz junto ao Cristo Eucarístico, a comunidade se reúne sete vezes no transcorrer do dia para a recitação do Ofício Divino.

“Diz o Profeta: "Louvei-vos sete vezes por dia". Assim, também nós realizaremos esse sagrado número, se, por ocasião das Matinas, Prima, Terça, Sexta, Noa, Vésperas e Completas, cumprirmos os deveres da nossa servidão; porque foi destas Horas do dia que ele disse: "Louvei-vos sete vezes por dia". (RB 16, 1-3)

Interceder pela Igreja, pelas necessidades do mundo é a missão principal do mosteiro. Além disso, é foco que irradia a paz e o amor de Deus a todos que o visitam.

Tendo como padroeiro principal São João Batista, cuja frase principal é “Ecce Agnus Dei”, que significa “Eis o Cordeiro de Deus” (Jo 1, 29), a Comunidade se esforça por levar as pessoas a conhecerem Jesus Cristo, a Misericórdia Encarnada. Outros elementos que caracterizam a Comunidade são:

  • A alegria de servir a Deus na pessoa do irmão, seja através dos trabalhos de evangelização, seja nos trabalhos sociais, através de projetos desenvolvidos pela Obra Social São José.
  • A hospitalidade, recebendo a cada pessoa que procura o Mosteiro como o próprio Cristo.
  • A vida comunitária ou fraterna
  • O trabalho como meio de prover as necessidades do mosteiro e da comunidade, bem como os trabalhos domésticos, é visto como meio de santificação
  • A prática diária da Lectio Divina

Livro da Vida Monástica, Caminho do Evangelho – Padre Roger Nicolas Visseaux, pág136, 2000, 5ª Edição, Mosteiro da Santa Cruz.

voltar